segunda-feira, 13 de abril de 2009

I Concurso Feminino de Poesia e Prosa

I Concurso Feminino de Poesia e Prosa
REGULAMENTO

I - PREÂMBULO
O I Concurso Feminino de Poesia e Prosa, cujo as normas se definem no presente documento, tem a missão de revelar novos talentos femininos da Literatura de Língua Portuguesa, especificamente de raiz brasileira, além de promover a expressão criativa e literária.
O concurso é promovido pela Brazilian Endowment for the Arts (BEA), instituição não-governamental, sem fins lucrativos, sediada em 240 East 52nd Street, New York, NY 10022, por ocasião do Primeiro Congresso Feminino de Escritoras Brasileiras em Nova York, a ser realizado de 14 a 16 de outubro de 2009.

CANDIDATAS
O concurso está aberto a qualquer mulher, brasileira nata ou naturalizada. A participante pode residir dentro ou fora dos Estados Unidos. O trabalho, contudo, deve ser escrito em Língua Portuguesa, com exceções feitas para estrangeirismos utilizados por licença poética, ou que tenha adquirido uso corrente e foro de linguagem.

III - MODALIDADES
Ficam estabelecidas duas modalidades: Poesia e Prosa.
Cada participante pode inscrever-se com o máximo de 1 (um) trabalho em cada modalidade.
Candidatas que participem em mais de uma modalidade devem fazê-lo através de inscrições distintas em envelopes separados, ficando a critério pessoal escolher outro pseudônimo ou não.

IV - DAS INSCRIÇÕES E TRABALHOS
As inscrições para o I Concurso Feminino de Poesia e Prosa estão abertas desde 10 de abril a 31 de julho de 2009.
Os trabalhos devem ser enviados a I Concurso Feminino de Poesia e Prosa, Brazilian Endowment for the Arts, 240 East 52nd Street, New York, NY 10022.
A participante deverá enviar os trabalhos a serem julgados em cinco vias, contendo apenas título e pseudônimo da autora. O verso da folha deve ser utilizado para a indicação do pseudônimo da candidata. Trabalhos com mais de uma página devem ser grampeados, suas páginas numeradas.
Dentro do envelope deve constar além do trabalho:
§1. Outro envelope lacrado, identificado na face apenas com o pseudônimo e nome do trabalho enviado e contendo formulário de inscrição devidamente preenchido;
§2. Ordem de Pagamento (Certified Check or Money Order) no valor de $20 dólares. A ordem de pagamento deve ser identificada apenas com o pseudônimo (e não o nome real) da autora.
Quaisquer trabalhos que não sejam remetidos nesta configuração ou identifiquem de qualquer forma a autora será automáticamente desqualificado.
Os trabalhos literários devem ser digitados em fonte Times New Roman, corpo 11, em espaço dois. Trabalhos em prosa não devem ultrapassar 15 páginas, tamanho Letter ou A4.
Os trabalhos não enviados até a data limite serão eliminados. Exceção é criada para trabalhos recebidos dentro de sete dias úteis depois do prazo final, desde que tenha data de carimbo postal de 31 de julho ou anterior.
Os trabalhos enviados não serão devolvidos.
A taxa de inscrição deve ser remetida na forma de Ordem de Pagamento (Money Order ou Certified Check) para cada trabalho enviado. Concursados residentes no estrangeiro que queiram participar são responsáveis por enviar ordem de pagamento redimível em território norte-americano.
O formulário de inscrição pode ser obtido através da página eletrônica http://www.brasilianendowment.org ou diretamente na Biblioteca Brasileira em Nova York.



V - DESCLASSIFICAÇÃO

Envelopes ou outra informação que identifique a autora pelo próprio nome.

Trabalhos enviados em disquete ou qualquer outro veículo eletrônico.

Poesia e prosa no mesmo envelope.

Trabalho enviado por qualquer funcionário ou membro do quadro diretor da Brazilian Endowment for the Arts.

Trabalhos que apresentem qualquer indício de plágio.

VI - PREMIAÇÃO
O primeiro colocado em cada modalidade será contemplado com a soma de $500 (quinhentos) dólares. O segundo colocado, com $300 (trezentos) dólares;
Outros dez colocados além dos supra citados serão agraciados com Menção Honrosa;
Os doze melhores trabalhos em cada modalidade terão seus trabalhos publicados em antologia a ser publicada em 2010 pela Brazilian Endowment for the Arts;
Os primeiros colocados em cada modalidade terão seus trabalhos apresentados durante o Primeiro Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova York, a ser realizado entre os dias 16, 17 e 18 de outubro de 2009.
Os resultados serão divulgados na primeira semana de outubro através da página eletrônica da Brazilian Endowment for the Arts e veículos de imprensa locais. Vencedoras serão contactados diretamente pela BEA.
As vencedoras serão contempladas durante a última sessão do Primeiro Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova York.

VII - COMPOSIÇÃO E RESPONSABILIDADES DO JÚRI
O juri será constituído por quatro pessoas de reconhecido mérito literário;
A pré-seleção inicial imediatamente excluirá trabalhos que não se encaixem nas condições estipuladas no item IV (Inscrições e Trabalhos).
O júri não terá nenhum acesso ao conteúdo interior dos envelopes de identificação que permanecerão lacrados até que determine-se o resultado final do concurso.
Não haverá nenhum recurso sobre a decisão final do júri.
O júri não terá a obrigação de outorgar prêmios se os trabalhos apresentados não possuírem qualidade literária.
VIII - DIREITOS DE UTILIZAÇÃO
Os autores dos trabalhos premiados concordam em ceder à Brazilian Endowment for the Arts a autorização para divulgar, reproduzir e duplicar este trabalho, desde que exista vínculo direto com este concurso e concursos vindouros, incluindo na publicação de antologia ou material publicitário, sem que a BEA incorra em nenhum ônus financeiro ou contrato comercial com a autora.
IX - CASOS OMISSOS
Caberá ao júri decidir sobre os casos omissos neste regulamento.
A participante tem a responsabilidade de ler e compreender este regulamento. O simples envio do trabalho também implica a aceitação total deste documento.
Informações complementares podem ser obtidas com Antônio Massa através do e-mail concursoliterariofeminino@verizon.net.

Nenhum comentário: